Postagens populares

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Heavy Metal & Leather (Metal Pesado e Couro)


Uma coisa a ver com a outra. Vimos que Rob Halford foi um dos precursores do leather metal. Mas pra entender melhor essa estética negra do couro, tivemos que nos remeter às suas origens, obviamente ligadas ao fetichismo.

No site www.cuirmale.nl/history/early.htm vimos que as calças de couro originais são muito mais antigas do que imaginamos. No "El Museo Canario" da ilha de Gran Canaria (território espanhol desde o século 15) artefatos de habitantes pré-hispânicos podem ser vistos portando luvas de couro de cabra pré-histórica e calças de couro de bode!

Outro personagem histórico: o "Lederhosen" da Bavária é bem conhecido e que sobreviveu até hoje. Menos conhecido ainda é que estes tipos de calças eram usadas por toda a Europa e por homens de todas as classes da sociedade. Na Virgínia, calças de couro da década de 1700 eram um item muito comum de vestuário entre todas as classes, assim como na Europa. No Brasil temos a versão do vaqueiro, boiadeiro, nordestino, sertanejo, e gaúcho que faz do couro sua roupa característica.
 
Mas é no início do século XX, que o uso do couro foi sucedido pelos motociclistas e pilotos de aeronaves. Roupas de couro mais soltas foram comumente usadas nos primórdios do motociclismo em geral com botas de cano alto. Os uniformes militares de couro dos pilotos e motociclistas do exército dos anos 1920 e 30 eram geralmente muito folgadas. Jovens em geral olharam para soldados em couro com grande respeito e viam neles símbolos de fetichismo.

As roupas associadas ao heavy metal tem suas raízes com motociclistas, rockers e subculturas que usam couro negro. O visual inclui elementos tais como jaquetas de couro, camisetas pretas, jeans rasgados ou de couros, coturnos de couro e acessórios em geral como coletes, patches, cintos, braceletes (spikes), pulseiras e gargantilhas. 

Aspectos distintos do visual heavy metal podem ser creditado a várias bandas, mas a banda que leva mais crédito foi o Judas Priest, principalmente por Rob Halford. Halford disse que foi inspirado pelas roupas usadas pela "subcultura do couro" (jaqueta de couro, calça de couro e botas). Muitos "headbangers" adotaram partes do visual de couro com rebites de Rob Halford, como as correntes, spikes, gargantilhas, cintos de balas entre outros, pois estes dão uma certa agressividade. O visual remete principalmente à NWOBHM e ao surgimento do Thrash Metal na baía de San Francisco, nos Estados Unidos. 

Já no fim dos anos 80 e início dos anos 90, com a ascensão de vertentes como o Doom Metal, Gothic Metal e o Black Metal vindos da Europa, principalmente da Escandinávia, tornou-se popular o uso de coturnos e sobretudos, cinturão de balas e a calça camuflada, acessórios que remetem ao militarismo e demonstram a força do Metal como se fosse uma Milícia, fato retratado em músicas como Metal Militia do primeiro disco do Metallica (1983).

The Bear Book: Readings in the History and Evolution of a Gay Male Subculture. Haworth Press, 1997.
Carnifex. Osculum Obscenum
Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário