No final dos anos 1970 começa a criar-se uma nova cena no metal, principalmente na Inglaterra, intitulada movimento New Wave of British Heavy Metal - NWOBHM (Nova Onda do Heavy Metal Britânico) encabeçada por bandas como Venom, Saxon, Iron Maiden.
Esse movimento se espalhou pela Europa e pelo mundo no momento em que as bandas clássicas como Deep Purple, Led Zeppelin e Black Sabbath começam a ser eclipsadas no cenário musical pelo movimento punk (cada vez mais forte com bandas como Ramones, The Clash, Sex Pistols, Dead Kennedys, Exploited, GBH entre outras). Como resistência ao recente punk rock e ao new pop essas bandas re-energizaram o heavy metal bem no final dos anos 70 e início dos 80. No entanto, podemos perceber que o movimento de contracultura punk também de certa forma influenciou a juventude proletária e desempregada que tendia a satisfazer suas necessidades em um mundo cada vez mais sem esperanças diante de governos conservadores de Margaret Thatcher e Ronald Reagan.
Sem se preocupar em atingir grandes audiências e no entanto, atingindo-as, era puro metal feito para fãs. Talvez essa seja a razão pela qual o metal chamado "tradicional" e "puro" seja em grande parte moldado a partir das bandas da New Wave of British Heavy Metal. Bandas de metal underground começaram a surgir com gravações feitas de forma independente e barata para pequenas audiências.
O Motörhead, fundado em 1975, foi a primeira banda importante a ficar em uma posição intermediária entre o punk e o metal. Enquanto isso, as primeiras bandas de heavy metal foram perdendo o centro das atenções, seja por término de seus trabalhos, seja por falecimento de seus membros, como o Deep Purple, Led Zeppelin, Black Sabbath.
O Judas Priest lançou British Steel (1980) enquanto o heavy metal se tornava cada vez mais popular no início da década 1980. Muitos artistas do gênero se beneficiaram pela exposição da MTV desde 1981 — as vendas muitas vezes disparavam quando os videoclipes das bandas eram exibidos no canal.
A popularidade do metal já permitia a participação em eventos de grande porte, como no US Festival de 1983 na Califórnia que contou com Ozzy Osbourne, Van Halen, Scorpions, Mötley Crüe e Judas Priest, no chamado "dia do metal". No Brasil, o Rock in Rio em 1985, contou com vários nomes importantes do metal da época. Entre 1983 e 1984, o heavy metal passou de 8% para uma quota de 20% de todas as gravações vendidas nos EUA. Várias revistas profissionais dedicadas ao gênero foram lançadas, como a Kerrang! (em 1981) e a Metal Hammer (em 1984), bem como uma série de publicações de zines independentes. Em 1985, a Billboard declarou: "O Metal ampliou sua base de audiência. A música de metal não é mais de domínio exclusivo de adolescentes do sexo masculino. O público do metal tornou-se mais velho (em idade universitária), jovem (pré-adolescente) e mais feminino."
Principais bandas da NWOBHM:
Quartz - "Satan's Serenade" (1980)
Angel Witch - "Hades Paradise" (1978)
Motorhead - "Bomber" (1979)
Venom - "At War with Satan" (1984)
Iron Maiden - "Iron Maiden" (1980)
Judas Priest - "Breaking the Law" (1980)