Postagens populares

terça-feira, 14 de outubro de 2014

HEAVY METAL: Origens



ORIGENS
Heavy Metal: metal pesado. O heavy metal teve sua base no rock n’ roll, tendo como raízes o blues-rock e o rock psicodélico. O metal é a forma mais extrema em termos de volume e performance.
PRIMEIRAS BANDAS
As primeiras bandas de heavy metal foram: Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple, que atraíram grandes audiências (comum em toda história do gênero). Em suas músicas encontramos protestos contra elementos repressores a sociedade, religiões, medos do ‘’lado obscuro da humanidade’’ e muitas vezes louvor aos “deuses do metal”, como uma forma de mostrar fidelidade ao estilo.
O Black Sabbath foi a primeira a fazer um álbum completo cheio de riffs complexos, sons longos e acordes pesados, considerado então, precursores do estilo. Entre meados da década de 1970 e início dos anos 80, coube à banda Judas Priest catalizar as influências acima descritas, dando a forma definitiva ao gênero, da maneira como o conhecemos hoje, suprimindo muito da influência do blues presente nas inovações do trio Zeppelin / Purple / Sabbath e introduzindo outros conceitos, como duas guitarras extremamente distorcidas, linhas melódicas inspiradas na música erudita e vocais operísticos, abusando dos registros agudos. 

Influenciado pela onda do punk rock, passou a utilizar roupas pretas, jaquetas em couro com detalhes rebitados. Na mesma época, o Motörhead introduzia agressividade e fúria às linhas da bateria, utilizando pedal duplo nos bumbos, contrabaixo distorcido e vocais guturais. Outras bandas seguiriam pelo mesmo caminho, proporcionando o surgimento da "New Wave of British Heavy Metal", que teve como maior expoente o Iron Maiden. A grande legião de fãs no mundo todo é conhecida por "metalheads" , "headbangers" , ou "metaleiros".

O Underground produziu cenas mais extremas e estilos agressivos, como o thrash metal, que trouxe à luz bandas como Megadeth, Metallica e Slayer, enquanto outros estilos como o death metal e o black metal permaneceram como fenômenos da subcultura do metal. Nos anos 1980 surgiu ainda o power metal, com as bandas Helloween e Blind Guardian.

Desde a metade da década de 1990, outros estilos surgiram, como o alternative metal e outras vertentes, como industrial metal, rap metal e nu metal, incorporando elementos do hip hop e do funk. Já metalcore combina hardcore punk com metal extremo e o metal progressivo melódico é o estilo que mais vêm se firmando em vários países.

CARACTERÍSTICAS

O heavy metal se caracteriza tradicionalmente por guitarras altas e distorcidas, ritmos enfáticos, um som de baixo e bateria denso e vocais vigorosos. A guitarra elétrica e o poder sônico que ela projeta através dos amplificadores foi, historicamente, o elemento chave do heavy metal. O papel de relevo do baixo também é crucial para o som do metal. O baixo fornece o som grave necessário para tornar a música "pesada".

A essência da bateria do metal consiste em criar uma batida alta e constante para a banda, usando a "trifeta da velocidade, força e precisão". A bateria do metal "requer uma quantidade excepcional de resistência", e os bateristas do estilo têm de desenvolver "destreza, coordenação e velocidade consideráveis para tocar os padrões complexos" utilizados no metal.

LINGUAGEM MUSICAL
 
Ritmo e tempo

O ritmo nas canções de metal é enfático, com acentuações intencionais. A ampla gama de efeitos sonoros disponíveis para os bateristas do metal permite que os padrões rítmicos utilizados assumam grande complexidade e mantenham a sua insistência e potência elementares. O trítono, um intervalo musical que abrange três tons inteiros - como dó e fá sustenido — era uma dissonância proibida no canto eclesiástico medieval, que fez com que os monges o chamassem de diabolus in musica — "o diabo na música", em latim. O heavy metal usou extensivamente o trítono em seus solos e riffs de guitarra, dos quais um dos exemplos mais notórios é o início da canção "Black Sabbath", da banda homônima.

O Black Sabbath e as muitas bandas de metal que eles influenciaram concentraram a temática de suas letras "em assuntos soturnos e depressivos, até então nunca abordados em qualquer forma de música popular". A morte é um tema frequente do heavy metal. As formas mais extremas do death metal e do grindcore tendem a ter letras agressivas e escatológicas.

Desde as raízes do gênero no blues, o sexo é outro importante tópico das letras do heavy metal - um filão que vai desde as letras sugestivas do Led Zeppelin. Canções de heavy metal frequentemente apresentam letras inspiradas pelo bizarro e pelo fantástico. As canções do Iron Maiden, por exemplo, inspiravam-se em peças da mitologia, da ficção e da poesia. A partir da década de 1980, com a ascensão do thrash metal, mais letras do metal passaram a incluir críticas sociopolíticas. Gêneros como o death metal melódico, o metal progressivo e o black metal costumam explorar temas filosóficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário